Logística urbana / realidade próxima

25/03/2019 - Monacelli

Os centros de distribuição urbanos vêm se tornando cada vez mais necessários nas grandes cidades e devem movimentar um importante segmento no mercado imobiliário de espaços adequados e adaptados para usar essas plataformas urbanas.

A necessidade de entregas ágeis e reposição de mercadorias nas mais variadas atividades de comércio e serviços vai impor a criação de espaços dedicados, assim como de empresas operadoras para atender essa demanda.

As cidades deverão ser mapeadas por esses operadores ou usuários finais, visto que dessa forma a mobilidade e a agilidade na entrega se torna uma ferramenta comercial.

Esses centros logísticos funcionam como pulmões que são abastecidos por outros centros de distribuição localizados mais distantes, onde o transporte com volumes maiores pode ocorrer em horários de menor fluxo de transito e a distribuição em função de uma maior capilaridade, podendo ser executada com veículos de menor porte (elétricos) e, até mesmo, com motos e bicicletas.

Esses espaços podem ser empreendidos em antigas fábricas, armazéns ou edifícios que deverão ser retrofitados para atender a esse fluxo rápido de mercadorias, que entram e saem rapidamente sem ter que fazer grandes estoques.

As docas de recebimento podem ser comunitárias e a expedição pode ser feita, dependendo do espaço, em nível dentro do módulo ou próximo aos acessos verticais, se o local tiver verticalidade.

O crescimento de entregas de mercadorias em função do e-commerce tem gerado um aumento de veículos e, consequentemente, colaborado com a piora do tráfego e a poluição das grandes cidades.

A descentralização, com a elaboração de circuitos logísticos regionalizados que permita uma maior agilidade na locomoção, contribuirá muito com a melhoria de qualidade das cidades.

Arq. Marcel Monacelli

Arquitetura Brasil Built to Suit CNI Crescimento Economia Entrevista Galpões Governo Imóveis Investimento Locação Marcel Monacelli Marcel Monacelli Arquitetura Mercado Monacelli News Rio de Janeiro Setor imobiliário Shopping Shoppings São Paulo Transporte Valor Valor Econômico
  • @marcelmonacelli

  • Alguns Projetos

  • © 2011 MARCEL MONACELLI ARQUITETURA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.